Aumento natural da velocidade e da capacidade aeróbica com o treinamento

Em qualquer esporte, a pessoa precisa treinar conforme sua condição física.

Em corrida acontece o mesmo, mas há uma armadilha aliada ao conceito de corrida enquanto velocidade.

Se a definição de correr for rapidez, alguém despreparado pode tentar correr rápido, e consegue por dezenas de metros, porque está utilizando como energia o glicogênio muscular, é corrida anaeróbica. Mas depois desse curto espaço ele para, não tem energia para prosseguir, não aguenta nem andar: exauriu.

Corrida longa utiliza a energia proveniente da queima de nutrientes pelo oxigênio do ar, corrida aeróbica, que melhora o sistema cardiorrespiratório, o sistema cardiovascular e todo o organismo. Concomitante, aumenta de forma natural a capacidade aeróbica, melhora o sistema muscular e também aumenta de forma natural a velocidade.

A capacidade aeróbica é a capacidade de transformar os nutrientes em energia pela queima do oxigênio que respira. Quanto maior a capacidade aeróbica, maior será a energia para correr, e a distância percorrida poderá ser maior.

Qualquer pessoa pode correr. Se um iniciante idoso, obeso e sedentário pensar que não consegue correr, está enganado. Se correr constantemente, conforme diagnóstico médico e conforme sua condição física, conseguirá. Deve treinar devagar, sem se incomodar se um caminhante passar mais rápido. Está começando a correr novamente, engatinhando na corrida, aprendendo a correr e adquirindo a melhor maneira de correr. Não é nos primeiros treinos que se percebe a evolução.

É certo que depois de alguns meses a capacidade aeróbica aumenta, o corpo modifica e se adapta à corrida, e, como um milagre, percorre muitos quilômetros com prazer e alegria de correr.

Corra! Corrida proporciona saúde e qualidade de vida.