Pokémon Go ajuda a emagrecer?

06/08/2016 12:28

Muitas pessoas ao redor do mundo afirmam que estão se movimentando mais e emagrecendo com o jogo

Por: Ariane Pratti

Consultor: Roberto Losada – Personal Trainer

                                

O britânico Sam Clark afirmou que perdeu 12 kg em 20 dias com o jogo de celular Pokémon Go, caçando criaturas pelas ruas.

Em entrevista à rede americana CNN, Sam disse que percorreu 227 km nesse período. Ou seja, média de 11,5 km diários distribuídos ao longo do dia (com média superior a 3h diárias de “caminhada”).

Confira o vídeo oficial de lançamento da febre mundial.

Como você pode ver no vídeo, o game viralizou com suas inovações: usa GPS, transportando-a para o jogo, pelo mapa que aparece no celular. E ainda há a possibilidade de o cenário ser configurado para o real quando o Pokémon aparecer. As criaturas podem aparecer a qualquer momento nos seus arredores, como na cabeça do seu amigo, por exemplo. E então você tem que se movimentar para capturar os monstrinhos. Além disso, como o vídeo demonstra, você pode duelar com os amigos que têm o aplicativo.

Afinal, a caminhada com Pokémon pode ser um estímulo para o emagrecimento?

A perda de gordura por meio do exercício aeróbico começa a ocorrer após o 20º minuto consecutivo. Por isso, a recomendação é a prática de exercícios numa intensidade adequada por no mínimo 30 minutos, preferencialmente a partir de 40 minutos ininterruptos.

Portanto, o jogo pode ser um estímulo para não ser sedentário. Por outro lado, dificilmente quem está jogando Pokémon vai realizar uma caminhada por meia hora consecutiva numa velocidade adequada para emagrecer, sobretudo sem sofrer acidentes.

Acima de tudo, para emagrecer é necessário regime, bem além de alimentação saudável. Você tem que ingerir 30% menos  calorias do que vai precisar durante o dia.

Saiba mais em Quantos kg é saudável perder por semana?

Por outro lado, o Pokémon Go revolucionou o conceito de que games estimulam o sedentarismo. Por causa dele, muitos jovens estão indo ao parque e se exercitando com o jogo.

Bom exercício, com ou sem Pokémons. E se for caçá-los, cuidado ao atravessar a rua! Aliás, o ideal é evitar jogar na rua, para sua segurança.

Leia também: Dieta dos Pontos

Dieta Ravena

Agendas esportivas

OBS: Para compartilhar, clique em "Share", no ícone laranja, e escolha a rede social ou compartilhe por e-mail.