OVO: FONTE PROTEICA QUE AUXILIA REDUÇÃO DO COLESTEROL E PESO

10/03/2015 15:00

OMELETE DE 5 CLARAS E 1 GEMA POTENCIALIZA EFEITOS BENÉFICOS DO OVO

Saiba por que um omelete com várias claras é ótimo para: emagrecer(!!!), redução do colesterol (!!!), dormir, imunidade e cicatrização.

Ariane Pratti- jornalista

   

    Quem frequenta academia já deve ter ouvido falar sobre omeletes feitos com até 5 claras e uma gema, porém, será que essa quantidade de ovos uma boa opção para quem quer manter a forma, ouapenas para quem “puxa muito ferro”?

    Sim, quem quer emagrecer pode enriquecer o omelete com várias claras, pois a clara contém pouca calorias, e ainda é a parte do ovo que contém uma significativa quantidade de proteínas e vitaminas, como o zinco, que auxilia na cicatrização, recuperação muscular e imunidade, o que é crucial para atletas. A gema do ovo, por sua vez, contém aproximadamente 80 calorias. Lembre-se que no caso do omelete, o tipo de queijo vai fazer muita diferença na contagem calórica: para os mais light, prefeira queijo branco ou  muzzarela de búfala, e use os queijos amarelos quando não tiver que perder peso, porém, sem exagero.

DICAS PARA VARIAR O OMELETE: diversificar os queijos e suas combinações, adicionar alho porró, pimentões de várias cores, tempero curry, orégano, salsinha (diurética, ajuda a desinchar).

    Ainda hoje, o ovo é visto por muitos como um engordativo alimento rico em colesterol, embora uma pesquisa internacional tenha comprovado o contrário há anos, em agosto de 2008. Essa pesquisa, realizada pelo Departamento de Obesidade da Pennington Biomedical Research Center da Universidade do Estado de Louisiana, pode ser conferida no site do e publicada periódico americano International Journal of Obesity . O alimento tem proteína de alto valor biológico, e,  rico em aminoácidos essenciais, a digestão fica mais lenta, o que ajuda no aumento da saciedade, também devido ao triptofano que contém. Além disso, essa última substância é importante para a indução do sono.

    Independentemente do objetivo de perda de peso, o alimento é precioso para praticantes de exercícios, sobretudo para quem pratica também musculação, porém, quem pratica apenas exercícios aeróbios não pode descuidar da ingestão diária de proteínas.

    A gema contém “gorduras do bem”, a monoinsaturada e ômega 3 -, que ajudam a controlar o nível de açúcar no sangue, evitando picos de insulina, que disparam o apetite e favorecem o depósito de gorduras. Também tem vários nutrientes, como vitaminas A, do complexo B, E, K, D, zinco, ferro e selênio. Todas essas substâncias antioxidantes ajudam a equilibrar o organismo e combater o envelhecimento precoce das células. A clara possui leucina, um aminoácido que ajuda a manter a massa magra, diminuindo espaço para a gordura.

    A nutricionista  da faculdade mencionada recomenda até 2 ovos por dia, especialmente para os atletas vegetarianos, 3 ou 4 dias por duas semanas, e depois, mas evite o ovo frito. No máximo, unte a frigideira com um pouco de óleo, porém, retire o excesso.