LESÕES- ATENÇÃO PARA A SOBRECARGA VISANDO O VERÃO

02/12/2011 10:25

Dr. Evaldo D. Bosio Filho - Fisioterapeuta -  especialista em atletas de corrida

O verão chegou, e com ele a expectativa de muito sol, praia e a busca pelo corpo perfeito. Nessa época do ano as academias apresentam um aumento significativo de novos alunos, a maioria em busca de um corpo perfeito, livre do excesso de peso e gorduras indesejadas, em um curto tempo. E para isso vale tudo, inclusive passar horas dentro de uma academia fazendo as mais diversas aulas e todos os tipos de exercícios.
Porém, esse aumento descontrolado na prática esportiva faz do verão a época com o maior índice de lesões esportivas. Lesões que acontecem pelo excesso de atividades, pela execução inadequada de exercícios e ausência de supervisão durante os mesmos. Uma das consequências das lesões deste tipo de prática é o afastamento das atividades cotidianas.
Entre as regiões do corpo mais acometidas podemos destacar: coluna lombar, joelhos e músculos do peitoral e bíceps braquial.
Dentre as lesões mais comuns, a dor lombar (lombalgia) é a principal. Geralmente acontece por exercícios exagerados que visam queimar a gordura localizada e a hipertrofia do músculo abdominal. Para isso o aluno exagera nos exercícios abdominais, o que acaba gerando tensão da musculatura para-vertebral, acarretando instabilidade da coluna lombar.
Também podemos destacar as lesões no joelho em mulheres que exageram nos exercícios de jump e aulas de bike. É comum apresentarem dores na região anterior do joelho, o que pode indicar o início de uma condromalácia (processo degenerativo da cartilagem da patela) ou uma tendinite (processo inflamatório pelo excesso de movimentos repetitivos do joelho).
Em homens, são mais comuns as lesões musculares em bíceps braquial e nos músculos do peitoral, em virtude da carga aplicada em exercícios para fortalecer essas duas regiões em busca de corpos mais definidos.
Toda atividade física feita de forma regrada e bem supervisionada traz muitos benefícios para a saúde, porém, exercícios inadequados, com erros de posicionamento ou falta de supervisão podem trazer prejuízos para a saúde.
Outro grande vilão nessa época do ano são os anabolizantes e as demais substâncias que ajudam a “secar” rapidamente o corpo. Muito cuidado ao fazer uso desses produtos, pois podem transformar o sonho do corpo perfeito em pesadelo cheio de lesões e doenças, entre as quais o câncer.
O corpo é dirigido por uma fisiologia humana, cada indivíduo tem sua particularidade, e o que pode ser bom para uns pode ser maléfico para outros.
Sendo assim, caso tenha alguma dúvida faça uma avaliação médica, uma avaliação fisioterapêutica e uma avaliação física. Isso deixará você mais seguro para alcançar seus objetivos físicos de forma mais saudável. Respeite sempre as orientações do seu professor da academia e nunca faça exercícios sozinho ou por indicação de outra pessoa que não seja seu professor de academia, seu fisioterapeuta ou seu médico.