DOR DE LADO

02/09/2013 10:02

Qual o atleta que nunca sentiu uma dor aguda de lado ou pontada na região do fígado, no abdômen logo abaixo das costelas?

Essa dor tem diversas causas. Uma delas ocorre em pessoas destreinadas que estão voltando à prática desportiva, ou aquelas que praticam a corrida de vez em quando.
 
 
Mesmo os atletas bem condicionados podem sentir essas dores,  principalmente se estiverem se exercitando em excesso, além de suas capacidades.
 
 
A temperatura muito fria ou após grandes refeições também são   fatores que ajudam no aparecimento dessa dor.
 
Alguns especialistas dizem que a causa é uma diminuição de oxigênio no músculo do diafragma e dos músculos e intercostais (que ficam entre as costelas). Qualquer que seja a causa que a desencadeou, ela desaparece em pouco tempo.
Assim que surgir a dor, diminua o ritmo da corrida, passando a trotar ou mesmo a andar, procurando massagear o local da dor. Estique os braços para cima, como se estivesse se espreguiçando, e retome o ritmo quando a dor desaparecer. 
Se a dor de lado continuar persistente a cada sessão de treino, pode estar relacionada com o modo de respirar. Procure durante a corrida respirar o mais naturalmente possível.

Prof. Luís Edudardo Tavares.