VAI DIZER QUE "ATÉ ELA EMAGRECE", OU VAI TOMAR UMA ATITUDE?

03/06/2015 19:00

DIETA E EXERCÍCIO DA PRESIDENTE: - 16 KG

 

 

 (Foto: Ed Ferreira/Folhapress)

Ariane Pratti- redatora. Consultoria de Dr. Ruggero Guidugli

 

 

 

O Dr. Ruggero alerta: "esportistas que têm uma rotina intensa de treinamento podem ter sua performance prejudicada. Caso opte por seguir essa dieta restritiva, jamais a faça sem orientação. A dieta dos pontos é a mais indicada para esportistas terem resultados duradouros sem sofrimento, e também é acompanhada de orientação nutricional e psicológica."

A presidente perdeu 16 kg desde a campanha eleitoral

A presidente Dilma Rousseff substituiu caminhadas  por pedaladas nos arredores do Palácio da Alvorada, onde reside oficialmente , acompanhada por um segurança.

Segundo o Dr. Ruggero Guidugli, pedalar na ergométrica ou na bicicleta é recomendado para quem está bem acima do peso, primeiro porque é menos difícil executar o exercício com intensidade, segundo, porque esse tipo de exercício poupa os joelhos, prevenindo lesões.

Dilma já emagreceu 17 quilos desde a campanha eleitoral e segue Ravenna, que exclui carboidratos e prevê a ingestão diária de 800 a 1200 mil calorias diárias.

SOBRE A DIETA RAVENNA

Como muitas dietas restritivas, a Ravenna limita a ingestão calórica a uma baixa quantidade, mesmo considerando a prática de exercícios.

A perda de peso é feita de forma rápida, segundo Moema, sócia-diretora das unidades do Centro Terapêutico Máximo Ravenna no Brasil. Ela explica que as mulheres perdem de 5% a 7% do seu peso por mês e os homens de 7% a 10%. “Uma paciente que entra no tratamento com 100 quilos pode projetar, com segurança, subir na balança e comemorar a chegada aos 65 quilos em 9 meses, considerando um resultado lento do tratamento”, diz Moema. “Mas é importante ressaltar que tudo depende da disposição e do empenho dos pacientes”.

Como funciona

São, quatro refeições por dia, fugindo da premissa de comer de três em três horas. “A ideia é desconectar-se da comida para que a pessoa não passe o dia todo em função dela”, explica Moema.

Café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar são as refeições permitidas diariamente. “No almoço e jantar, por exemplo, um caldo quente é servido para cessar a ansiedade com que a pessoa vai para a mesa”.Em seguida uma salada verde é servida. “O prato principal inclui uma proteína e um acompanhamento, que pode ser purê de abóbora, suflê de cenoura ou legumes no vapor”, conta Moema. Em seguida, vem a sobremesa, que pode ser uma fruta ou gelatina e um café. “Um dos objetivos é resgatar o ritual das refeições, evitando o modelo de fast food”, diz.

O Dr. Ruggero Guidugli, consultor do site Atividade Física, ressalta que o café deve ser evitado na janta, uma vez que causa insônia para a maioria das pessoas, o que prejudica o emagrecimento, já que o metabolismo vai desacelerar se ficar muito tempo sem nutrição enquanto deveria estar repousando, e ao mesmo tempo, comer de madrugada não é indicado para emagrecer.

O acompanhamento psicológico é uma das armas da dieta, assim como de outras dietas com acompanhamento atualmente, seja a já mencionada dieta dos Pontos, seja dietas baseadas em calorias, com consultoria online ou presencial. Saber controlar a ansiedade e as “desculpas desenfreadas” é crucial em qualquer dieta.

ATIVIDADE FÍSICA

É imprescindível praticá-la .“Aos poucos, inserimos atividades para os músculos das pernas, quadril, braço e tórax. À medida que o peso diminui, deve-se aumentar a atividade física, de 4 a 5 por semana, no mínimo, de 20 a 40 minutos por dia”, conta a sócia-diretora do Centro Terapêutico Máximo Ravenna.

Os exercícios,, são orientados e adaptados por um profissional, de acordo com a etapa do tratamento. “Eles consistem basicamente em: caminhar, andar de bicicleta ou nadar. Em uma segunda etapa é adicionada a musculação para tonificar os músculos e auxiliar o processo de emagrecimento, já que acelera o metabolismo”, conta.

O cardápio não é alterado com o aumento da atividade física. Devido à restrição calórica, os especialistas da clínica prescrevem supletos de minerais e vitaminas, como potássio, magnésio e sódio, que, segundo Moema, são perdidos em função da diminuição dos carboidratos. Portanto, o Dr. Ruggero alerta: "esportistas que têm uma rotina intensa de treinamento podem ter sua performance prejudicada. Caso opte por seguir essa dieta restritiva, jamais a faça sem orientação."

A dieta exige persistência e comprometimento. “A maioria dos pacientes frequenta a clínica diariamente, seja para participar dos grupos, praticar exercícios físicos ou fazer alguma das refeições do dia”, diz Moema.

Conforme já foi mencionado no site, a dieta que foi comprovada como a que tem resutados duradouros é a Dieta dos Pontos. Leia aqui como funciona a dieta dos Weight Watchers (Vigilantes do peso) e, caso deseje segui-la, baixe o aplicativo indicado no artigo. A Dieta dos Pontos é a recomendada pelo Consultor em saúde do site Atividade Física, já que consiste em reeducação alimentar, permitindo até massas e doces, com moderação, embora incentive as escolhas mais saudáveis. Além disso, diferentemente da dieta Havenna, há versões da Dieta dos Pontos que consideram os exercícios diariamente, como a dieta orientada pelo App Dieta e Saúde, que já foi recomendado no artigo sobre a dieta. Na versão original, a dieta contabiliza os exercícios apenas no final de semana, como pontos extras acumulados pelos exercícios, que podem ser gastos no caso de se ter vontade de ingerir alimentos mais calóricos, massas e doces.