DESCANSO- PAUSA PARA PROGREDIR

01/12/2013 04:44

Prof. Luís Tavares

Chega o final do ano e encontro atletas com o corpo cansado e debilitado pelo excesso de competições. Um corpo que está pedindo descanso para se recuperar, porém o que mais escuto é atleta dizendo: “Qual a próxima prova depois da São Silvestre que irei participar”? Outros programam um calendário com mais de 47 provas a realizar.

É assustador. E o descanso? Alguém já parou para pensar?

Temos um corpo apenas e precisamos cuidar dele para que possamos correr a vida toda.

É comum encontrar atletas no limite da exaustão e/ou machucados nesse final de ano, tudo isso por falta de descanso.

É errôneo afirmar que o atleta descansando de 15 a 30 dias perderá todo seu condicionamento físico, pelo contrário, além de descansar o organismo também descansará a mente. 

Um atleta bem treinado e condicionado, ao entrar de férias, ficará em plena forma aproximadamente em 45 dias. Digamos que venha a descansar o mês de janeiro, estará apto a competir em boas condições por volta do dia 20 de março.  Se não descansar o mês de janeiro, com certeza estará desgastado no mês de março e próximo de uma lesão, isso se já não estiver lesionado.

Você, atleta, já fez essa reflexão sobre o tempo de descanso? Você sempre respeita aquilo que está na planilha? Ou você se inscreve em todas as competições porque a camiseta ou a medalha é bonita?

Por isso, o ideal para competir bem e principalmente ter boa qualidade de vida, diminuindo a possibilidade de se machucar, requer alguns cuidados:

- Descanse nas férias (como a baixa temporada de provas é em janeiro, aconselho descansar nesse período de 15 a 30 dias).

- Planeje as provas principais e secundárias (o ideal é escolher de 8 a 10 provas para tempo e 12 provas menos importantes para ritmo).

- Os maratonistas devem correr no máximo duas maratonas no ano (em um espaço de pelo menos 4 a 6 meses entre elas).

- Qualquer sinal de dor ou lesão, pare imediatamente.

Com essas dicas básicas você terá uma vida atlética maior e não se machucará.