COMO SE PREPARAR PARA UMA MARATONA

01/02/2015 13:00

 

Assessoria Esportiva Valdir Camargo- www.valdircamargo.com.br - tecnico@valdircamargo.com

CREF 067171

 

 

O período de treinamento deve ser de 6 a 8 meses, com trabalho diversificado, para estimular velocidade, resistência e ritmo. O ideal são 4 ou 5 sessões de treino por semana, incluindo trabalho de fortalecimento e circuito e musculação. A planilha de treino deve ser elaborada a cada semana, conforme o desenvolvimento da pessoa, que determinará a evolução na distância.O local de treino inclui plano, grama e terra,evitando o asfalto.

Na 2 ª metade da preparação, deve-se aumentar o espaço entre as distâncias e focar na qualidade da corrida, estipulando ritmos. O ideal é que, chegando próximo à maratona, a pessoa já tenha percorrido essas distâncias no ritmo que deverá fazer na prova, frisando que essa fase final da preparação deve ser um ensaio para a maratona.

 

 

LEITORA DA FOTO: FÁ PIOVESAN.  Mande a sua: jornal@atividadefisica.net

 

Treinar para uma maratona requer meses de treinamento.Falando de forma bastante simples, treinar para uma maratona é preparar o seu corpo para correr 42 km, quase 3 x a  São Silvestre. Além do trabalho físico que seu regime de treinamento prescreve, essa preparação geralmente abrange:

 
Treino de intensidade curta no início da semana, tiros longos no meio da semana, e um longo estimulado de acordo com seu condicionamento, no fim de semana.

As planilhas e os treinamentos devem ser individualizados, respeitando a capacidade de cada um. Uma planilha não serve para todos, pois cada um é diferente e caberá ao seu técnico elaborar seus treinos.