A DIFERENÇA ENTRE A RESPIRAÇÃO DO PILATES E YOGA

05/03/2015 09:42
 
Personal Trainer Sãmatha Lopes -Educadora Física e Instrutora de Yoga & Pilates. 
Contato: jornal@atividadefisica.net. Mencione a prática desejada, horários de prferência e possíveis, bem como local de atendimento.
 
Obs: Para curtir e compartilhar o artigo, clique no link do título.

A prática do Método Pilates esta se tornando cada vez mais popular no mundo fitness e muitos praticantes sentem mais dificuldade na execução da respiração devido ao hábito de outras práticas corporais, em que esse item não é levado como característica importante. Na musculação, por exemplo, ocorre muita apneia e ao praticar uma das o yoga ou pilates, sente-se a diferença na consciência e na percepção respiratória, que ocorre de forma harmônica com os movimentos.

O Pilates foi elaborado pelo alemão Joseph Pilates, o autodidata praticava Yoga, além de outras atividades.Joseh se inspirou nos ásanas (posturas) do yoga para criar a Contrologia, em 1920, hoje conhecida como Pilates. Na filosofia do bem-estar que o yoga oferece, a respiração é um dos conceitos ou Anghas(partes) mais importantes para adquirir a concentração e precisão na execução das posturas, que ocorre no baixo ventre ( Udhana), e a intenção é levar o praticante a um estado de consciência sutil para introspecção do corpo, mente e alma, entrando em estado meditativo, nirvana para o budismo ou samadhi (iluminação).

 A diferença na questão respiratória das duas práticas está no exalar do ar, no yoga exalamos pelo nariz e no Pilates exalamos pela boca, evitando apnéia ( retenção ou kumbaka ) mantendo de forma diafragmática ,pois a intenção do método é para o treinamento físico, em que os músculos necessitam em sua quebra proteica o fluxo contínuo respiratório, fluindo em harmonia com os movimentos também influenciados pelo Ballet, trabalhando os músculos responsáveis por determinado exercício, conduzindo o praticante a concentrar sua mente no movimento. Desta maneira, o Pilates proporciona benefícios mentais e emocionais, além do trabalho corporal completo e dinâmico, mantendo em sintonia corpo e mente. No Yoga em sua origem Milenar , quanto aos exercícios respiratórios (pranayama), o o prana é a energia vital para todo o organismo, ao expirar o ar pelo nariz e mantendo a respiração baixo ventre (Udhana) a concentração de O2 permanece mais tempo no cérebro, essa retenção de ar leva para uma mudança vibracional da mente entrando em uma frequência de Alfa; de aquieta mento.

O yoga tem a intenção de levar ao praticante em um estado de contentamento, meditação, em permanência nas posturas e na prática da meditação conseguimos atingir mais profundo em nosso mundo interior.

O Pilates proporciona uma concentração nos movimentos também, mas com outra intenção comparado ao yoga.

Usando a mente para entender o corpo e no yoga usamos o corpo para entender a mente.

Ambas as práticas são benéficas e promovem qualidade de vida, bem estar e saúde, basta escolher qual mais se identifica e comece sua pratica !