UNIVERSIDADE AMERICANA AFIRMA: APENAS 2 DIETAS TÊM RESULTADOS DURADOUROS

23/04/2015 15:25

     

 

 

Ariane Pratti- Jornalista do 

Atividade Física e corredora

 

BAIXE O APP DA DIETA DOS PONTOS NO SEU CELULAR. HÁ VÁRIOS NO GOOGLE PLAY.

    Neste mês de abril, uma pesquisa da universidade americana  Johns Hopkins University School of Medicine apontou que apenas 2 das dietas pesquisadas têm um resultado duradouro. Esse estudo foi pulicado no site da instituição: www.hopkinsmedicine.org

      No site, declaram os professores de medicina e doutores Dª Jeanne Clark  e Frederick Brancati: "Queremos que as pessoas experimentem os benefícios da perda de peso saudável - menor pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue, e menor risco de desenvolvimento de doenças como diabetes, Esses benefícios são objetivos a longo prazo. Perda de peso durante três meses apenas, seguida da recuperação de gordura, limita benefícios para a saúde. Por isso, é importante ter estudos que analisam a perda de peso por no mínimo um ano.”

        Além disso, vale salientar que manter o peso por mais de um ano é a tarefa mais difícil.

        Os objetivos acima não são plenos por meio de dietas restritivas, como a do Atikins e similares, a do Dukan, por exemplo, já que restringem carboidratos, cruciais para o esportista. Além disso, a dieta do Atikins provoca elevação no colesterol, por ser rica em gorduras.

       De acordo com as pesquisas, os métodos que mais apresentam resultados a longo prazo são a dieta dos Pontos (programa de reeducação alimentar) e uma dieta menos popular no Brasil, a de Jenny Craig (com refeições pré-prontas).

        A Dieta dos Pontos tem vantagem sob a das refeições prontas pelo fato de você poder se virar em qualquer lugar, até numa festa de aniversário, já que um doce não é proibido e você não depende de cardápios prontos. Essa dieta é mencionada no artigo como a dos “Vigilantes do Peso “ (Weight Watchers). Contudo, a dieta dos pontos é usada em muitos programas pela internet e em outros Centros de Acompanhamento de Peso.

        Alimentos com as mesmas calorias podem ter pontuações diferentes, de acordo com o valor nutricional.

                               

       Segundo a paulistana Miriam Cavadas, na foto acima, a dieta dos pontos é a que funciona para ela há anos. Ela afirma que emagrece mesmo comendo uma fatia de pizza ou, preferencialmente em outro dia, um bombom. Também diz que não é obrigada a abir mão de um bolo numa festa de aniversário.

       Há anos, tinha 70 kg e chegou a 63, o que manteve por muito tempo.Porém, quando voltou a fazer faculdade e trabalhar, sem tempo para se exercitar nem no fim de semana, devido aos estressantes trabalhos e estudos da faculdade, voltou ao peso orginal, ao longo dos anos. Contudo, afirma que a forma de pensar que aprendeu no Centro de Emagrecimento a ajudou a não ganhar ainda mais peso.Leia sobre pensamentos assim no artigo abaixo, “ O poder da mente para emagrecer”, e colabore com mais ideias.

       Em fevereiro deste ano, Miriam voltou a se exercitar, entrou numa academia, passou a fazer musculação e caminhada ou corrida. Hoje, em 23/04/15, está com 66 kg. De acordo com a projeção, poderia perder 8 kg em 2 meses, contudo, Miriam não se pressiona com isso, pois sabe que chegará à sua meta, e muita pressão gera ansiedade e o efeito sanfona.Ela encara com naturalidade o processo como reeducação alimentar, não como uma “dieta”, mas como parte de sua rotina, que em certas épocas a ajuda mais a voltar a seu peso tranquilamente.

       Tendo em vista as vantagens da dieta dos pontos, esportistas podem ter mais facilidade para a seguirem a longo prazo, já que nem a massa nem doces são proibidos, basta ter controle das porções e orientar-se pela pontuação. Talvez voccê prefira a reeducação alimentar de acordo com calorias e alimentos funcionais, o emagrecimento pode ser mais ágil, é questão de experimentar com a qual que você mais se adapta e talvez até revezar as dietas.

 

OBS: PARA COMPARTILHAR, CLIQUE NO LINK DO ARTIGO, E ENTÃO, NO ÍCONE DO FACE ABAIXO DELE.

https://queimamaxima.com/wp-content/uploads/Banners/BANNERS%20160x600%203.jpg