SUGESTÕES

04/07/2011 18:40

SUGESTÕES DE TREINO PARA CERCA DE MEIO ANO ANTES DA PROVA

 

Carlos Ventura- Treinador e professor universitário. Foi o treinador do 1º campeão da São Silvestre em sua fase internacional, na década de 80.

 

Planilhas de treinamento são apenas exemplos, não se adequam a realidade do corredor, com o dia a dia do individuo, com sua disposição e seus problemas individuais, exclusivamente seus e não de um grupo de pessoas.
Entretanto sugestões, pareceres, "dicas " sobre a atividade do treinamento são plenamente viáveis e definem um norte para os corredores e também para treinadores. Na condição de treinador de corredores, dou  algumas sugestões para quem vai correr uma prova de rua como a São Silvestre , corrida de 15 km e terreno difícil e variado.
Além da extremamente necessária rodagem por volta de 140 a 150 km semanais, sugiro treinos de pista,  pelo menos 2  por semana.
Recomenda-se que um corredor já com um certo condicionamento comece a treinar para a São Silvestre no máximo até julho, faltando apenas 5 meses para a SS. Os corredores podem começar a fazer em pista algum trabalho como por exemplo, às  terça- feiras, 6 a 8 tiros de 1000  metros no ritmo que pretendem fazer a SS, com pausas de acordo com a recuperação dos batimentos cardíacos , na quinta- feira, 12 x 400m, também no mesmo ritmo, sem focar na velocidade, apenas incrementando ritmo da corrida de rua. O trabalho de "fartleck", curto em uma semana e longo na outra semana em distâncias que variam entre 8 e 9 km terreno variado, logicamente. Na ante- véspera, fazer  um longão .
Nas distâncias dos percursos a serem feitos, manter um ritmo mais fraco do que poderia fazer em uma competição, correndo longo e lento com o objetivo de provocar hipertrofia cardíaca.
Passadas 3 a 5 semanas, nas terças-feiras , acrescente ao treinamento várias  corridas progressivas de 40,50,60,80 metros,  apenas enfatizando a progressão na corrida.
É importante que o corredor  todos os dias faça educativos de corrida antes de qualquer treino ( skippings altos e baixo, driblings, anfersens ) . Faça corrida estacionária de frente ao espelho. como um lutador de boxe que ensaia seus golpes.

Não siga planilhas, corra arroz com feijão, descontraidamente, bons treinos.