Quantos kg é saudável perder por semana?

06/08/2016 12:19

Por Ariane Pratti         

Consultor: Dr. Ruggero Guidugli

 

Dietas que prometem emagrecimento rápido e sem restrição sempre atraem a atenção, porém, quem perde peso além do limite saudável perde, na verdade, saúde, massa muscular e/ ou líquidos. Desinchar com diuréticos é uma boa saída para aquela roupa que você adora voltar a servir, porém, não se iluda com o resultado temporária do regime que tem chás como foco. Uma vez que a perda de peso é intensificada pela perda de líquidos, parte do peso (que não é gordura) provavelmente vai voltar, já que é difícil manter a rotina de tomar sempre chás, especialmente evitando horários noturnos, para não atrapalhar o son.

Tempo de perda saudável de peso:

Tempo de perda saudável de peso:

  •      Em uma semana, de 1 a 2 kg , com regime e preferencialmente com exercícios. Dessa forma, evita-se fome, ansiedade e insônia. Tudo isso contribui para a duração de uma dieta saudável.
  •   Por mês, 4 a 8 kg de gordura, portanto. Até 9kg com diuréticos, lembrando que a perda de líquidos é temporária, durante a ingestão de diuréticos.
  •  Em uma semana, 3 a 4 kg, com exercícios e regime, para que está com sobprepeso.
  •  Por mês, de 12 a 16 kg de gordura, portanto. Até 17 kg com diuréticos e alimentos termogênicos, que aceleram a queima ( canela, gengibre, cafeína e vários chás: verde, branco, preto e vermelho, dentre outros).
  • Quem está com acima do peso recomendado perde mais quilos inicialmente. Nesse caso, cortar excessos por si só já ajuda a emagrecer, porém, após algumas semanas, o organismo terá se acostumando com a diminuição calórica, e fica mais lento, para se “proteger”. Por isso, após meses de atividade física e dieta, o emagrecimento ficará cada vez mais lento. Mas não se desanime, busque uma atividade física que lhe agrada.
  • Quem está com acima do peso recomendado perde mais quilos inicialmente. Nesse caso, cortar excessos por si só já ajuda a emagrecer, porém, após algumas semanas, o organismo terá se acostumando com a diminuição calórica, e fica mais lento, para se “proteger”. Por isso, após meses de atividade física e dieta, o emagrecimento ficará cada vez mais lento. Mas não se desanime, busque uma atividade física que lhe agrada.
  •       Homem tem a necessidade de ingerir mais calorias do que a mulher e gasta mais, realizando o mesmo esforço físico
  • Ou seja, ela pode correr na mesma velocidade que ele, e nem por isso vai emagrecer mais faclmente.
 
  • Deficiência de vitamina D prejudica o processo de perda de peso. Por isso, não fuja complemente do sol, sobretudo até 10h e após 16.
  • Hipotireodismo também inibe o emagrecimento. Consulte um endocrinologista para verificar se você tem alguma disfunção hormonal, como essa, indiciada por depressão e pela queda de cabelos (mais que 100 fios por dia) .

Para manter o regime por meses, até atingir o resultado necessário, estudos indicam que a Dieta dos Pontos é uma das mais indicadas. Conhecida mundialmente e aplicada e m centros de emagrecimento, realmente é a chamada “reeducação alimentar”.

Essa dieta incentiva a escolha por alimentos saudáveis, porém, não proíbe doces, por exemplo. Instrui como comê-los com moderação, quando e quais escolher.

Lembre-se: você não engordou de um dia para o outro, então não vai emagrecer da noite para o dia.

Sobretudo, para cada dia que você exagera na alimentação e  “chuta o balde”, levará 4 dias para voltar ao peso, isso porque você só emagrece a partir do 3ª dia de dieta.

Por isso, equilíbrio. “Devagarzinho e sempre” e sem efeito sanfona é a solução saudável e efetiva.

Bons treinos!