PREVINA LESÕES ESPORTIVAS

02/07/2013 10:12

 

Correr é uma das atividades físicas mais completas, em que corpo, coração e mente são exercitados, trazendo excelentes benefícios para a saúde, prevenindo diversos males e doençaSe você é uma pessoa que tem a corrida como forma de lazer e saúde e pretende correr duas ou três vezes na semana, sem se preocupar com tempo, ritmo e distância, uma consulta com um cardiologista será suficiente para você conhecer seus limites e praticar sua atividade física com segurança.

Porém, hoje é grande o número de corredores que buscam novos recordes e novos desafios. A busca por grandes resultados trouxe para o praticante de corrida as lesões, até então presentes apenas em atletas profissionais: lesões esportivas.

Exagero causado pelo excesso de treinamento ou treinamento errado é uma das causas do “boom” de pacientes novos nas clínicas e consultórios de fisioterapia.

Tendinites/tendinopatias, fratura por estresse, canelite, fasceíte plantar, estiramento muscular, entre outras, têm feito parte do cotidiano do corredor.

Se você quiser ser um atleta amador próximo da elite, precisará de uma equipe multi e interdisciplinar a seu lado, com consultas com médicos, fisiologistas, nutricionistas, fisioterapeutas, além de um treinador.

 

Papel do fisioterapeuta

A fisioterapia esportiva não tem o papel de apontar culpados pelas lesões. Apenas nos baseamos em dados científicos e perfil epidemiológico de lesões em determinados esportes para podermos traçar condutas e orientações preventivas para a temporada seguinte.

Com o índice crescente de lesões, a fisioterapia esportiva desponta como uma grande aliada, atuando na prevenção e reabilitação das lesões esportivas, bem como das diversas lesões e patologias que acometem o sistema músculo esquelético (aparelho locomotor).

Dentre as funções do fisioterapeuta esportivo que atua com atletas de corrida, podemos destacar o auxílio durante a fase de preparação, quando o fisioterapeuta trabalha em conjunto com o preparador físico e treinador do atleta, realizando trabalhos de avaliação e correções posturais, avaliações quanto ao tipo de pisada do atleta e dessa forma sugerir mudanças e indicação do calçado mais adequado. Através do conhecimento de anatomia, biomecânica, cinesioterapia e propriocepção são realizados trabalhos preventivos de reequilíbrio muscular e articular, a fim de reduzir os riscos intrínsecos e fatores que podem predispor lesões esportivas.

Hoje, atletas amadores, quando querem novos objetivos e traçam junto com seus treinadores novas metas e conquistas, procuram a fisioterapia para inserção de programas de prevenção, evitando assim que toda periodização de treinamento e objetivos sejam perdidos em decorrência de uma lesão.

Prevenir é a melhor solução!

Evaldo Bósio Filho- Fisioterapeuta