MAIONESE VEGETAL DE CASTANHA DE CAJU- VEGAN

18/05/2015 10:37

Ariane Pratti- redatora do Atividade Física, o jornal da vida saudável. consultoria do Dr. Ruggero Guidugli.

Evita maionese, por ser demasiadamente gordurosa? Uma alternativa é a maionese vegetal caseira, nutritiva, sem conservantes e produtos químicos e o mais interessante: saborosíssima!  Do preço aos ingredientes, é acessível.  

Essa maionese é feita com castanha de caju; sua gordura, por ser de origem vegetal, é saudável, contém a vitamina E, um antioxidante contra radicais livres (desacelerando o envelhecimento); melhora a ação da insulina; protege o sistema reprodutivo e previne catarata. Dentre os papéis de destaque para o esportista, reforça o sistema imunológico, o que é essencial para o praticante de exercícios manter suas atividades, bem como recuperar-se logo de eventuais problemas de saúde.O nutriente é uma vitamina lipossolúvel, responsável por acelerar a cicatrização de ferimentos, proteger de doenças crônicas como Parkinson, Alzheimer, câncer e problemas cardiovasculares, ajudar na fertilidade feminina e. Além disso, melhora a absorção da vitamia no organismo. 

 A castanha de caju também e rica em magnésio, é um mineral com várias funções importantes no organismo, como a contração muscular. Ou seja, eis mais uma vitamina para a qual o atleta, amador ou não, deve se atentar.

A receita a seguir é de Débora Cruz, fisioterapeuta esportiva do Rio de Janeiro, autora do site Jornada Vegana.  A dieta vegana/ vegan, ou vegetariana estrita, não inclui carnes nem derivados animais, como laticínios, ovos, nem mel. Portanto, as receitas não apresentam lactose (açúcar do leite) e nem o LDL (colesterol ruim), já que não há gordura animal. Curta a página da Jornada Vegana, ao lado, para ficar por dentro de receitas veganas do site.

RECEITA DE MAIONESE VEGETAL - Débora Cruz

A maionese vegetal pode ser encontrada em alguns mercados brasileiros, porém, esse item ainda é de difícil acesso para a maioria das pessoas que vivem em cidades distantes das capitais ou em lugares onde o movimento vegano não é tão grande.

Mesmo aqueles que tem facilidade em encontrar a maionese vegetal devem testar essa receitinha pois ela é bem mais saudável do que a versão industrializada, já que não precisa de conservantes e você pode controlar a quantidade de óleo e sal da receita.

Além de tudo isso você não precisa usar soja para fazer esta maionese, porque boa parte dos produtos oferecidos para o público vegetariano utiliza soja (e vale lembrar que essa soja nem sempre é orgânica) e existe muita gente que tem alergia ao ingrediente.

Ingredientes

  • 1/2 xíc. de castanha de caju hidratada por no mínimo 30 min. ou germinada.
  • 3 col. de sopa de óleo vegetal ou azeite
  • 2 col. de sopa de suco de limão
  • 1 dente de alho bem pequenininho (opcional)
  • Sal a gosto
  • Água o bastante para conseguir bater.

Modo de preparo

Coloque as castanhas no liquidificador ou processador de alimentos, juntamente com o suco de limão, o alho, uma pitada de sal, o óleo vegetal ou azeite  comece a bater. Provavelmente o seu liquidificador ou processador não conseguirá formar um creme com esses ingredientes puro, então vá adicionando um pouquinho de água e batendo até que seja possível criar uma pasta de textura bem lisa e uniforme.

Uso praticamente meia xíc. de água, mas pode ser que você use um pouco mais ou menos, minhas castanhas estavam germinadas e por isso provavelmente estavam com mais líquido, então fique atento na hora de adicionar a água.

Conserve em um pote tampado na geladeira.

Dicas importantes

Sempre lave bem as castanhas e grãos germinados quando for usar.

Use água filtrada para esta receita e coloque pouco sal na hora de bater, se achar necessário ao final prove e coloque mais um pouquinho.

Use um bom azeite extra-virgem.

Obs: para compartilhar a receita, clique no título e, então, no ícone da rede social ou email que aparece no fim do artigo.

Alternativa saudável para passar no pão: veja o vídeo de receita de margarina natural de milho.