DISTENSÕES MUSCULARES

07/04/2015 19:09

 

As distensões musculares não são muito comuns em corredores de longas distâncias, ela é mais frequente em corredores de velocidade.

Quando ocorre este tipo de problema, o atleta deve procurar ficar em repouso por duas a três semanas e fazer um programa muito bem elaborado pelo seu médico ou técnico com alongamentos para o devido fortalecimento.

As distensões musculares podem advir de má alimentação, excesso de treinamento ou poucos treinos condizentes e até mesmo cáries dentárias.

Muitas vezes, uma distensão muscular pode ser causada por um esforço inadequado, também por alongamentos ou exercícios não recomendados.

Observa-se que muitos atletas não fazem aquecimento e alongamentos de forma correta, devido à pressa em iniciar seus treinos, outros, terminam sem se alongarem.

Este tipo de conduta conduz o corpo a prováveis distensões musculares, por isso, a precaução para evitar distensões musculares é feita desde o primeiro dia de treinamento, para qualquer individuo, em qualquer idade.

 
????????????????????????  Você sabia  ?????????????????????

Ariane Pratti- Redatora do jornal Atividade Física e corredora

 

Em setembro de 2011, problemas dentários foram responsáveis por lesões musculares de Caio, meia da Ponte Preta, conforme constatado pelo fisioterapeuta do time.

As bactérias de infecções dentárias, como de cáries, podem circular no organismo pela corrente sanguínea, alojando-se em determinados grupos musculares. Elas se escondem em um grupo de fibras chamadas “fibras colágeno”, onde a lesão muscular geralmente ocorre.

Prof. Carlos Ventura – Técnico de Atletismo

Artigo originalmente publicado em 02/02/2014 10:09