CORRER NA AREIA É BENÉFICO?

25/11/2013 10:42

Depende...

FOTO: ARQUIVO PESSOAL

O internauta Gulherme Lemos, que acompanha meus artigos, perguntou se é recomendável correr sem tênis na areia fofa. Esse tipo de piso dificulta a locomoção e força demasiadamente as articulações do tornozelo, obrigando o corredor a ajustar a pisada. Sem tênis, há o risco de queimaduras (a areia fofa sempre é mais quente), ou mesmo pisar em algum molusco, cacos de vidro, latas. É bom evitar! Mas, se você esta acostumado, e tem uma boa biomecânica de corrida (sabe correr sem sobrecarregar as articulações), é leve, não tem problema algum.

Correr na praia, próximo d'água, onde a areia é mais firme, facilita o deslocamento. O percurso é plano. Já as praias de tombo (inclinadas), são prejudiciais para tornozelos, bacia, coluna. Se isso não for possível evitar, o melhor é ir e voltar na mesma praia para compensar o equilíbrio e alinhamento do corpo.

"Patinhar à beira-mar", essa expressão era usada pelo professor Mário Moniz Pereira, técnico do Sporting Club de Lisboa, em 1987, quando levava a equipe de atletas para treinar na Praia de Carcavelos, próximo a Lisboa, Portugal. Entre eles estavam o recordista mundial dos 10.000 metros em pista Fernando Mamede (27min13) e os irmãos Castro (Domingos e Dionísio), que começavam a despontar como grandes corredores de longa distância.

Depois de uma boa corrida na praia, temos o direito a um belo banho de mar, sol (com protetor solar) e água de coco, para recuperar as energias.

Praticar o cross-sand, é uma ótima pedida para melhorar o condicionamento físico, e relaxar em contato com a natureza.