DICAS PARA COMEÇAR

06/08/2013 05:44

Valdir Camargo – Personal trainer- www.valdircamargo.com.br

 

As corridas têm crescido muito nos últimos anos e muita gente quer iniciar uma atividade física, mas não sabe como.

Se a pessoa é sedentária, é importante que comece com caminhadas e alguns exercícios localizados de fortalecimento. Isso o ajudará a ganhar condicionamento para corrida. Para os hipertensos e diabéticos, por exemplo, é importante que façam um acompanhamento médico regular.

Planejamnento e metas são fundamentais. Reservar uma hora por dia, três vezes na semana, ir ao parque, uma praça próximo de sua casa e começar. No início, não se cobre muito, comece caminhando, trotando, não queira ser um atleta logo nos primeiros dias. Tenha paciência, pois condicionamento se adquire aos poucos.

Se a preguiça aparecer, lembre-se que ela dura só até a primeira semana, depois seu próprio corpo sentirá falta da corrida.

O importante é não desistir. Tenha uma meta inicial, comece com um trotar de 1 km, depois 3 km, depois 5 km e com o tempo já estará correndo 10 km.

Para começar a correr você vai precisar de um tênis próprio para corrida, meias, short, camiseta que absorva bem o suor, protetor solar e um relógio com cronômetro. após

E não deixe de fazer um alongamento antes e depois do treino e  o aquecimento após o 1 º alongammento . Procure um parque onde tenha terra e grama, evitando o asfalto. Não deixe de se hidratar, portanto, tome água antes, durante e depois dos treinos.



Leia mais artigos de agosto de 2013, quando este artigo foi publicado no jornal impresso: http://www.atividadefisica.net/materias/agosto-de-2013/