EVITE GANHAR PESO DEVIDO À ANSIEDADE E O INCHAÇO NA TPM

10/03/2015 16:55
QUER PERDER OS 2 KG QUE GANHA NA TPM? DESINCHAR NÃO É DIFÍCIL!

CHÁ DIURÉTICO CALMANTE PARA TPM

Àgua da torneira nem fervente não são ideais para chás.           

  

Ariane Pratti. Consultoria  do Dr. Ruggero Guidubli.

Alimentos e chás diuréticos também são recomendados para o período que antecede a menstruação, que pode fazer com que muitas roupas não entrem devido ao inchaço, que pode apontar a diferença de até 2 kg na balança dias antes ou até uma semana antes da menstruação.  Embora praticamente todos chás sejam diuréticos, alguns são mais.

Para evitar que se ganhe peso real em vez de apenas líquido nesse período, conforme mencionado no artigo de julho do professor Valdir Camargo,  a atividade física é uma das formas de aliviar a tensão desse período. Além disso ,em vez de tomar calmantes que se aproximam de antidepressivos, como alguns ginecologistas recomendam, chás calmantes como cidreira  e camomila, além da acalmarem, ajudam a dormir no período que antecede a menstruação.

Aí vai a receita de um chá que é a combinação de chá calmante com diurético:

·        Uma colher de chá de cavalinha

·        Uma colher de chá de camomila

·        Um litro de água filtrada .  Atenção: o ideal é apenas aquecer a água já filtrada , sem deixar que entre em ebulição. Para não adulterar as propriedades da bebida, também não é recomendado ferver a água da torneira.

             Após aquecer a água, antes de entrar em ebulição, desligue o fogo e coloque as ervas. Deixe descansar por 5 minutos

         Se achar realmente necessário adoçar,não use o açúcar, que só acrescenta calorias vazias e ainda altera as propriedades de chás. Quando a adoçantes, embora muitos nutricionistas não recomendem, Suzette é da linha que afirma que pode ser usado o adoçante pode ser à base de sucralose ( que embora seja artificial, é originado a partir do açúcar) , stévia ( natural e de origem vegetal, mas tem sabor forte, que não combina com muitos alimentos) ou frutose ( possui algumas calorias, porém , também é natural, originado de frutas). Evite demais adoçantes,  pois são nocivos à saúde. Folhas de hortelã e canela também são alternativas naturais para melhorar o sabor do chá.

           

Atenção: é recomendável que se escove bem os dentes logo após o consumo de chás, especialmente de camomila, pois podem manchar os dentes. Por isso, cuidado no caso de alterar a quantidade de camomila ou água; sempre faça isso proporcionalmente.

 

CLIQUE  NO LINK DO TÍTULO  E ENTÃO NO ÍCONE DO FACE NO FIM DO ARTIGO PARA COMPARTILHAR.

Leia também artigo sobre corrida e TPM