ACELERE O GASTO CALÓRICO DURANTE A CORRIDA

14/02/2014 22:05

Adaptação do artigo  de setembro de 2013, " Cállculos para emagrecimento".

Ariane Pratti- Editora do Jornal Atividade Física e corredora.

 

 

Como parâmetro para saber se a pessoa está com o peso adequado, em geral, nutricionistas, médicos e profissionais da área da educação física calculam o Índice de Massa Corporal, IMC,  que é divisão do peso pela altura em metros elevada ao quadrado. Contudo, essa é apenas uma base, que despreza a concentração de gorduras localizadas. Para combatê-las, recomenda-se  o exercício localizado, porém,  muitos não sabem que há uma forma especial de torná-lo mais eficaz: o circuito de musculação, orientado por um profissional.  Uma das formas de realizá-lo é, após o aquecimento, intercalar cada série de musculação com tiros na esteira .

Naturalmente, você deve estar se perguntando o quanto exatamente este gasto extra significa em termos calóricos. Contudo, diversos fatores podem influir no gasto calórico decorrente da atividade física. Primeiramente, vale ressaltar que a alimentação saudável aliada ao exercício serve para a manutenção da saúde e peso, porém, não é sinônimo de emagrecimento;  o cardápio deve ter calorias reduziadas.

Em relação ao exercício em si, a intensidade e a velocidade podem variar durante sua execução. A disposição e consequente desempenho do exercício podem variar a cada dia. Além disso, o gasto calórico é variável para cada indivíduo, dependendo do metabolismo de cada um (aspectos estruturais, genéticos e hormonais).  Uma pessoa de 100 kg gasta mais calorias do que uma pessoa de 50 kg. Em relação a aspectos hormanais, o problema mais comum é o hipotireodismo, que praticamente impede o emagrecimento, mesmo uma combinação de dieta com exercícios que normalmente fariam "" secar". Nesse caso, é necessário recorrer a um endocrinologista .

Além dessas questões, ainda há a muscular: quanto mais massa, mais acelerado o metabolismo estará, por isso também é aconselhável um treino de musculação, além de ele fortalecer pernas, joelhos e tendões, o que evita lesões.

Homens costumam gastar mais calorias do que as mulheres, já que a estrutura muscular é diferente.

O homem consome em média 1.650 calorias/dia nos seus processos vitais básicos. Para as demais atividades, ele precisará de 700 calorias a mais.

As mulheres, por sua vez, consomem aproximadamente 1.400 calorias/dia para manutenção dos processos vitais, e média de 600 calorias para as atividades restantes. Na gravidez, o consumo diário se eleva para 2.250 calorias, e durante a lactação ocorre um aumento de 500 calorias.

O “peso ideal” para determinada altura é menor para a mulher do que para o homem, portanto, gasta menos energia. A mulher possui mais adipócitos que armazenam o calor e, assim, necessita de menos energia para se manter aquecida.

Diante de tanta relatividade, a alternativa é não se preocupar tanto com contar calorias  e seguir a velha receita: treino com alimentação saudável. No caso do emagrecimento, um treino de circuito de musculação com tiros de corrida.