MATÉRIAS DE JULHO DE 2013 - NÚMERO 168

Atividade Física

 

1) ATIVIDADE FÍSICA E O CICLO MENSTRUAL

 

Valdir Camargo – Personal trainer www.valdircamargo.com.br

 

O ciclo menstrual geralmente dura 28 dias e é composto por três fases: folicular, luteínica e ovulatória.

É na fase luteínica, após a ovulação, por volta do 15º dia do ciclo e vai até o dia da menstruação, que a mulher se encontra no "temido" período conhecido como TPM (Tensão Pré-Menstrual). É nessa fase que muitas mulheres não se sentem tão dispostas para a prática esportiva devido aos sintomas da TPM como: enxaqueca, irritabilidade, retenção de líquido, prisão de ventre, entre outros.

Quando chega a menstruação, a mulher pode se sentir mais sensível e influenciada por algum desconforto causado pelas cólicas abdominais, cansaço e inchaço, por exemplo. Por isso, o rendimento físico pode diminuir.

A prática regular de uma atividade física, como a corrida, proporciona à atleta inúmeros benefícios. Existem alguns estudos que relatam que o exercício físico minimiza alguns desconfortos e também o estresse causado pela tensão pré-menstrual. Em alguns casos, a prática da corrida melhora esses sintomas devido ao aumento da serotonina, um neurotransmissor que diminui a dor.

Cada uma pode preferir uma fase, na qual se sinta melhor para treinar. Podem até mesmo ‘gostar’ de menstruar por se sentirem mais fortes ou se aproveitarem das alterações de humor.

É importante lembrar, porém, que nem todas as corredoras sofrem de TPM ou sentem algum desconforto em treinar nesse período.

Apesar das alterações sofridas no ciclo menstrual, que podem interferir muito na saúde e no bem-estar, há mulheres que não notam diferenças tão bruscas, suficientes para as impedir de correr. O importante é respeitar a individualidade de cada mulher. Por esse motivo, os treinadores devem estar atentos para adequar os exercícios às fases do ciclo menstrual de cada atleta, bem como indicar o auxílio de um médico, para amenizar os sintomas da fase pré-menstrual (TPM).

Portanto, alie essas fases aos seus treinos e drible a temida TPM.

 

 

 

2) NOVIDADES DOS CALENDÁRIO

 

Roberto Losada Pratti – Diretor do jornal Atividade Física - Ariane Pratti - Editora

 

A prática da atividade física é uma forma eficaz de proporcionar saúde e qualidade de vida, por isso você encontra calendários de várias modalidades neste site, que apresenta atualizações contantes.

A corrida grátis é uma solução que precisa ser adotada pela sociedade e governos para incentivar a atividade física, por isso você encontra, no site, o calendário de corridas grátis.

No site, há outro diferencial em relação à versão impressa, distribuída gratuitamente em eventos esportivos. Para facilitar a busca , também há 3 calendários de corridas: por data, estado e cidade. E, para quem gosta de viajar, há o calendário de corridas internacionais, que agora conta com relógio de fuso horário de várias regiões do mundo. Outra novidade é a previsão de tempo da CPETEC, ao lado do calendário de corridas nacionais.

 

3) CAMINHADAS NA RUA COM UM PROPÓSITO POLÍTICO

Dr. Ruggero Bernardo Guidugli

Os motivos que levaram os jovens às ruas, não só em São Paulo, como também nas principais capitais e cidades do país, não foram os aumentos das passagens de ônibus, mas uma série de distorções que vêm ocorrendo na questão da mobilidade urbana e nos gastos públicos.

Há décadas o trânsito em São Paulo se constitui em verdadeiro caos. Não houve investimentos em transporte público, que é caro, lento e superlotado.

O incentivo ao transporte individual tornou as ruas intransitáveis. Pedestres, ciclistas e corredores de rua não são respeitados. Todos têm dificuldades de locomoção, inclusive para chegar ao trabalho. A poluição provocada pelos veículos torna o ar irrespirável.

O aumento dos ônibus foi apenas o pingo d’água. Há necessidade de repensar a política pública de transporte.

Houve manifestações também contra os gastos abusivos na Copa, que têm privilegiado apenas o futebol profissional e as exigências da FIFA.

Os hospitais ficam superlotados por causa de acidentes de trânsito e doenças crônico-degenerativas e as verbas para a saúde são insuficientes neste caos do sistema. Por outro lado, bilhões são gastos em estádios que se tornarão elefantes brancos.

Enquanto isso, o esporte amador e o estímulo à prática de atividade física e vida saudável, que poderiam evitar muitas doenças, são relegados a segundo plano.

A essência das manifestações se concentra na questão da mobilidade urbana e na política de investimentos públicos, que são de fundamental importância para que haja uma sociedade mais justa e mais sadia.

 

4) TROFÉU BRASIL CAIXA DE ATLETISMO

Mauro Roberto Chekin – Presidente da FPA e Gestor Esportivo

São Paulo mais uma vez demonstrou ser a maior força do atletismo brasileiro. Fez isso através de seus clubes no Troféu Brasil Caixa, o mais importante evento nacional da modalidade.

No pódio das equipes campeãs figuraram três agremiações paulistas.

A grande vencedora da competição foi, mais uma vez, a BM&F Bovespa, com 564 pontos.

O Esporte Clube Pinheiros ficou com o segundo lugar estabelecendo 385,5 pontos.

A medalha de bronze coube à Orcamp Unimed (264 pontos).

Isso indica que São Paulo, somando 1.213,5 pontos, mantém, com galhardia, a sua plena hegemonia quando se trata de atletismo no nosso País.

A FPA, diante de tamanho êxito, parabeniza seus clubes filiados e acredita estar no caminho certo em sua filosofia de fortalecimento do esporte em seu território.

O resultado, expressivo, não vem por acaso. É, sim, resultado de muito trabalho. Afinal, o calendário de atividades bandeirante pode ser considerado um dos maiores do Brasil e da América Latina nas mais diversas categorias.

Gostaríamos de parabenizar a Confederação Brasileira de Atletismo, grande promotora do evento, pela organização e profissionalismo ímpar que pode ser visto ao longo dos cinco dias do Troféu Brasil.

Não podemos deixar de ressaltar que a forte e notável parceria da FPA junto ao Governo do Estado de São Paulo, através de sua Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, faz a diferença.

A administração de Geraldo Alckmin vem demonstrando, ao longo dos anos, profunda sensibilidade para com as coisas do esporte, tanto no alto nível quanto em seu objetivo de, através da prática esportiva, melhorar a qualidade de vida da população.

Elisângela Maria Adriano, exemplo a ser seguido!

A Federação Paulista de Atletismo gostaria de parabenizar a grande atleta Elisângela Adriano que, no último Troféu Brasil, anunciou sua despedida da modalidade nessa temporada após tantas glórias.

Hoje ocupando o cargo de vice-presidente da FPA, Elisângela foi 15 vezes campeã sul-americana (oito no peso e sete no disco).

Em jogos Panamericanos, subiu três vezes ao pódio, sendo medalha de ouro no lançamento do disco em Winnipeg (1999), prata no arremesso do peso em Santo Domingo (2003) e bronze no Rio de Janeiro (2007).

Vale ressaltar outras conquistas expressivas. No Mundial Indoor de Paris (1997) ela foi finalista. E no Mundial ao ar livre de 2003, também na capital francesa, repetiu o feito.

Hoje, além de vice-presidente da FPA, a exímia atleta responde pelo IEMA, instituto que leva o seu nome.

Além de tantas glórias e títulos, a família do atletismo paulista enaltece sua lisura como pessoa. Combateu o bom combate. E suas atitudes enobreceram a modalidade enquanto ferramenta propulsora de cidadania plena para o povo brasileiro.

Assim como o passado, o futuro dessa atleta fora de série estará sempre ligado ao esporte e seu desenvolvimento.

Sua larga experiência fará a diferença na filosofia de atuação da FPA, pois ela, com sua vocação de amor ao próximo, jamais se furtará a ajudar a entidade em sua eterna busca pelo bom caminho.

Parabéns Elisângela. Parabéns pela lição de honradez e bons propósitos, virtudes com as quais sempre nos haverá de brindar.

Lucimar Moura, lenda que se despede!

Outra atleta exemplar também anunciou, no Troféu Brasil, o encerramento, ao longo da atual temporada, de suas atividades. Trata-se de Lucimar Moura, campeã sul-americana em Bogotá (1999), quando estabeleceu os recordes para as provas dos 100 metros e dos 200 metros.

No mesmo ano, Lucimar ganhou medalha de prata no Pan. Foi finalista no Mundial de Helsinque 2005 (5º lugar) e Berlim (5º lugar). Nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, ficou em 4º lugar.

Assim como Elisângela, Lucimar Moura é um exemplo a ser permanentemente seguido pelos mais jovens, por sua integridade como atleta e ser humano.

 

5)

Dr. David Cytrynowicz -Presidente da CORPORE

Dr. Amadeu Armentano - Presidente do Conselho Deliberativo da CORPORE

Prezado (a) corredor (a),

Que o atletismo é um dos primos pobres dos esportes, aqui no Brasil, não é grande novidade para ninguém. Acontece que dentre as modalidades praticadas no atletismo está a corrida de rua que, também não é grande novidade, é, de longe, a modalidade que mais cresce dentre todas as outras no esporte.

Datas no calendário das Secretarias Municipais de Esporte são cada vez mais difíceis, corridas de rua com distâncias diversas dificilmente têm menos de cinco mil corredores.

As estruturas, sempre chamativas, mais sofisticadas, donas de respeitável tecnologia, atraem concentração cada vez maior de público durante o percurso e principalmente na zona de largada, especialmente quando a chegada dá-se no mesmo ponto.

Ora, prato absolutamente cheio para ataques de canalhas de qualquer gênero, com qualquer desculpa, de ordem ideológico/política, a insatisfação religiosa ou, mesmo, apenas e tão somente, bandidagem corriqueira, comum, desta de todo dia, de há muito banalizada, aquela que já nem vende jornal ou sequer aumenta a audiência, aqueles disparos a esmo, sem rumo, só para causar pânico, mas que matam, aleijam e destroem, da mesma e malfadadamente corriqueira forma.

Atenção autoridades da área de segurança pública, atenção, por favor, muita atenção, estou pressentindo que, a exemplo lá de fora, novo e promissor nicho para barbáries está se abrindo, notadamente pela notoriedade dos eventos, por chocar no contraponto saúde físico/mental com carnificina.

Estão descobrindo na corrida de rua um fácil ponto de convergência para disseminação do terror.

ATENÇÃO AUTORIDADES PÚBLICAS, ATENÇÃO.

Abraços

Armentano

 

6)Lesões esportivas na corrida: previna-se!

Evaldo Bósio Filho- Fisioterapeuta

Correr é uma das atividades físicas mais completas, em que corpo, coração e mente são exercitados, trazendo excelentes benefícios para a saúde, prevenindo diversos males e doenças.

Se você é uma pessoa que tem a corrida como forma de lazer e saúde e pretende correr duas ou três vezes na semana, sem se preocupar com tempo, ritmo e distância, uma consulta com um cardiologista será suficiente para você conhecer seus limites e praticar sua atividade física com segurança.

Porém, hoje é grande o número de corredores que buscam novos recordes e novos desafios. A busca por grandes resultados trouxe para o praticante de corrida as lesões, até então presentes apenas em atletas profissionais: lesões esportivas.

Exagero causado pelo excesso de treinamento ou treinamento errado é uma das causas do “boom” de pacientes novos nas clínicas e consultórios de fisioterapia.

Tendinites/tendinopatias, fratura por estresse, canelite, fasceíte plantar, estiramento muscular, entre outras, têm feito parte do cotidiano do corredor.

Se você quiser ser um atleta amador próximo da elite, precisará de uma equipe multi e interdisciplinar a seu lado, com consultas com médicos, fisiologistas, nutricionistas, fisioterapeutas, além de um treinador.

Papel do fisioterapeuta

A fisioterapia esportiva não tem o papel de apontar culpados pelas lesões. Apenas nos baseamos em dados científicos e perfil epidemiológico de lesões em determinados esportes para podermos traçar condutas e orientações preventivas para a temporada seguinte.

Com o índice crescente de lesões, a fisioterapia esportiva desponta como uma grande aliada, atuando na prevenção e reabilitação das lesões esportivas, bem como das diversas lesões e patologias que acometem o sistema músculo esquelético (aparelho locomotor).

Dentre as funções do fisioterapeuta esportivo que atua com atletas de corrida, podemos destacar o auxílio durante a fase de preparação, quando o fisioterapeuta trabalha em conjunto com o preparador físico e treinador do atleta, realizando trabalhos de avaliação e correções posturais, avaliações quanto ao tipo de pisada do atleta e dessa forma sugerir mudanças e indicação do calçado mais adequado. Através do conhecimento de anatomia, biomecânica, cinesioterapia e propriocepção são realizados trabalhos preventivos de reequilíbrio muscular e articular, a fim de reduzir os riscos intrínsecos e fatores que podem predispor lesões esportivas.

Hoje, atletas amadores, quando querem novos objetivos e traçam junto com seus treinadores novas metas e conquistas, procuram a fisioterapia para inserção de programas de prevenção, evitando assim que toda periodização de treinamento e objetivos sejam perdidos em decorrência de uma lesão.

Prevenir é a melhor solução!

 

 

7) 32ª CORRIDA INFANTIL DO PARQUE DA ACLIMAÇÃO: A CORRIDA INFANTIL MAIS ANTIGA DO BRASIL

www.atividadefisica.net/aclimacao

 

A Corrida Infantil do Parque da Aclimação, São Paulo, foi realizada na sua 32ª edição no dia 26 de maio de 2013.

A corrida é dentro do parque, que é arborizado e tem um lago no centro.

O trajeto da corrida é asfaltado, em volta do lago, e tem 1 km. As crianças correm por faixa etária e as menores fazem menos de 1 volta.

O local é aprazível e um passeio inesquecível. Há 2 playgrounds com balanços, gangorras e outros equipamentos para as crianças se divertirem.

O que mais impressiona nessa corrida não é o local, que é maravilhoso, nem a performance, mas sim o seu objetivo e a determinação dos organizadores.

O principal objetivo desse evento é incentivar a criança a ter uma vida ativa praticando alguma atividade física e que isso faça parte da sua vida para se ternar um cidadão com qualidade de vida.

Tendo à frente o Chico, Francisco Assis dos Santos, um grupo de idealistas realiza essa corrida, que é a mais antiga do Brasil, com inscrição grátis e com muita dedicação.

Em 2013, essa corrida só foi possível graças a: Azarias Macedo Júnior, da MA2 Projetos & Gerenciamento; Bruno Macedo (registro fotográfico); Calçados Lejon Ltda. (doação das camisetas personalizadas); Cruz Azul Saúde e Educação (ambulância, médico e equipe de socorro); Departamento de Áreas Verdes de São Paulo (Depave); Deputado Davi Zaia, secretário de Gestão Pública do Estado de São Paulo (doação das medalhas personalizadas); Edna Queiróz, da Naturiche Eventos (doação dos lanches); Estádio Municipal Jack Marin, Escola de Futebol da Aclimação; Event Week aplicativo (divulgação); Jornal do Cambuci & Aclimação; Liane, jornalista; Paloma e os amigos corredores do Parque da Aclimação; Parque da Aclimação; Prefeitura do Município de São Paulo; Professores Munif Mattar Ogel, João Pantaleo e Jorge da Escola de Futebol da Aclimação; Salomão Ésper, jornalista da Rede Bandeirantes (divulgação); Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente; Valéria e Benê Bassit.

 

 

8) ASSOCIAÇÃO ATLETAS DO BEM HOMENAGEIA O INSTITUTO MEMORIAL DO SALTO TRIPLO

Prof. Neuri Dantas- Presidente do Atletas do Bem

O Instituto Memorial do Salto Triplo (IMST) recebeu quadro em homenagem ao medalhista olímpico João do Pulo.

A obra de Giuseppe Ranzini representa o salto do atleta que rendeu o recorde mundial da prova nos Jogos Pan-americanos de 1975, na Cidade do México. O trabalho do artista participou da exposição coletiva de arte ‘Atletas negros que marcaram o século XX’, no Hotel Mercure São Paulo Paulista, e será doado pela Associação Desportiva e Cultural Atletas do Bem ao IMST. Adhemar Ferreira da Silva também foi homenageado com uma obra.

Estiveram presentes à cerimônia de entrega da obra, o presidente do IMST, Luiz Roberto Rodrigues, além de vários outros convidados ilustres, como a campeã olímpica Maurren Maggie, o atleta Jefferson Sabino e o professor Augusto César, da Equipe Corre Brasil.

A Associação Desportiva e Cultural Atletas do Bem sempre se preocupou com o bem-estar físico e mental dos atletas realizando competições esportivas, competições escolares e projetos culturais em escolas públicas.

A exposição ‘Atletas negros que marcaram o século XX’, através da curadoria da artista plástica Sandra Honors, buscou a interpretação, o sentimento e a visão de vários artistas com relação aos esportes e aos atletas que se destacaram no passado, tudo isso num formato de uma exposição coletiva de arte.

 

9)TREINO DE CORRIDA INTERVALADO E CONTÍNUO

Prof. Luis Tavares

Treinamento intervalado (ou interval training): Consiste no aumento de intensidade de treino fracionado em tempos de descanso, em uma ou várias sessões. Visa ter um espaçamento correto dos períodos de exercício e repouso, realizando uma quantidade enorme de trabalho que não poderia ser completada numa sessão em que o exercício fosse realizado continuamente. As séries repetidas de exercícios podem variar desde poucos segundos até vários minutos ou mais, de acordo com o objetivo.

Hoje o treinamento intervalado na corrida, em geral, compõem-se de tiros de 100 e 400 metros, com intervalos de 30 a 90 segundos de trote, até 60 repetições.

O intervalo de recuperação permite que o exercício subsequente comece antes de a recuperação ser completa. Isso assegura que o estresse circulatório e metabólico aeróbico alcance níveis quase máximos, apesar de os intervalos de exercícios serem relativamente curtos. Com períodos mais longos de exercício intermitente, existe tempo suficiente para os ajustes metabólicos e circulatórios.

Muitos alunos fogem desse treino porque acreditam que não emagrece. Um grande erro!

Estudos mostram que a corrida intervalada promove maior gasto calórico em relação à corrida continua. Outro ponto, geraria um maior EPOC (maior consumo de oxigênio pós exercício), ou seja, mesmo após o treino, o organismo ainda estaria gerando grande gasto calórico durante a recuperação para compensar o grande consumo de energia proveniente do treino.

A corrida intervalada também é importante para iniciantes que não conseguem manter o ritmo prolongado por tempo muito longo, como corrida contínua. Portanto, se você tem como objetivo emagrecer, a corrida intervalada teria um efeito maior a curto prazo, em comparação à corrida contínua.

Treinamento Contínuo: Consiste num exercício cadenciado, realizado com uma intensidade aeróbica moderada por um período de longa duração. A cadência exata pode variar, mas a intensidade deve ser suficiente para assegurar uma adaptação fisiológica.

Foi esboçado um limiar de treinamento para este ganho: a zona alvo de treinamento, de 60 a 80% do VO2 máximo.

Este treinamento é considerado submáximo e pode-se treinar por um tempo considerável com conforto. Por causa do perigo de treinamentos intervala-dos para cardiopatas, por ser um exercício extenuante, o treinamento contínuo é particularmente adequado inclusive para os que estão começando um programa de exercícios. Quando aplicado no treinamento atlético, é feito com distâncias excessivas, com distâncias de 2 a 5 vezes acima da prova real.

Acredita-se que este treinamento de distâncias excessivas produz as maiores adaptações aeróbicas, tanto na circulação central quanto nos tecidos periféricos. Em geral, a sobrecarga é conseguida aumentando-se a duração do exercício, porém a intensidade do esforço só deverá aumentar progressivamente à medida que são obtidos os aprimoramentos induzidos pelo treinamento.

Conclusão: Tanto os trabalhos intervalados quanto treinos contínuos são importantes no desenvolvimento da aptidão física, condicionamento e emagrecimento.

 

MATÉRIAS ANTERIORES - CLIQUE NOS MESES ABAIXO:

maio 2013 , abril 2013 , março 2013 , fevereiro 2013